002 | 002 |
Os dois tipos principais de colesterol são o HDL e o LDL. Há também o VLDL, que não tem muita importância clínica.
O HDL (HIGH DENSITY LIPOPROTEIN) (Lipídios de Alta densidade), também conhecido como “bom colesterol”, é uma lipoproteína de alta densidade. O “bom colesterol (HDL) remove as gorduras dos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos bem limpas e flexíveis.
O LDL, (LOW DENSITY LIPOPROTEIN) (Lipídios de Baixa densidade) também chamado de “mau colesterol”, é uma lipoproteína de baixa densidade. O “mau colesterol” (LDL) deposita gordura nos vasos sanguíneos arteriais, deixando as paredes desses vasos estreitas e endurecidas (arteriosclerose).
Note que a saúde dos vasos sanguíneos arteriais depende da relação de trabalho entre o HDL (bom colesterol) e o LDL (mau colesterol). Isto significa dizer que quanto mais alto for o HDL, melhor será a saúde dos vasos arteriais. Caso contrário, onde o LDL esteja alto, pior será a saúde dos vasos arteriais, podendo ocorrer arteriosclerose e até mesmo doenças cardiovasculares como o infarto do coração e o derrame cerebral.
Segundo dados de uma pesquisa desenvolvida em 2006 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais da metade dos brasileiros (53%) nunca haviam feito exame para medir o colesterol. Além disso, cerca de 57% dos entrevistados sequer tinham ouvido falar sobre colesterol ruim (LDL) ou colesterol bom (HDL). Isto demonstra que os brasileiros não têm o hábito de medir o colesterol regularmente.
Diante desses dados sobre o colesterol, torna-se necessária uma maior divulgação e informação à população sobre os riscos e conseqüências que esse lipídio pode causar quando presente em quantidades elevadas no sangue. Desse modo, todos terão a consciência da importância de medir e acompanhar regularmente os níveis de colesterol, visando prevenir a ocorrência de arteriosclerose e doenças cardiovasculares no futuro.
Algumas Causas de ter o colesterol alto são:
- Dieta alta em gorduras saturadas
- Um estilo de vida sedentário
- Ambiente que provoca muito stress e por consequência sua tensão arterial pode estar alta
- Maus hábitos como o fumar, beber álcool
Tratamento do Colesterol alto
O principal objetivo do tratamento é baixar o nível do colesterol LDL (mau colesterol) para valores normais ou ideais. Fazendo isto, diminui-se o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares (infarto do coração e derrame cerebral, por exemplo).
Para baixar o colesterol e reduzir os fatores de risco cardiovasculares, há a necessidade de mudanças nos hábitos de vida, como:
- Não fumar ou, para quem fuma, parar de fumar.
- Praticar exercícios físicos regularmente.
- Em caso de sobrepeso ou obesidade, uma redução de 3 a 5 kg de peso já pode ajudar a baixar os níveis do colesterol LDL.
- Ter uma dieta rica em frutas, verduras, grãos integrais e peixes pode ajudar em muito a melhor controlar e baixar os níveis do colesterol LDL.
- Evitar gorduras saturadas (frituras) e gorduras trans (margarinas e produtos que contenham gordura vegetal hidrogenada), pois podem aumentar os níveis de colesterol LDL.
- Caso seja portador de hipertensão arterial ou diabetes, faça um acompanhamento e controle regular junto a seu médico.
Em determinados casos, a depender dos níveis do LDL e da presença de fatores de risco ou doenças associadas, pode ser necessário o uso de medicações para baixar o colesterol, juntamente com a adoção das mudanças dos hábitos de vida listados acima. Para maiores informações sobre a necessidade do uso de medicamentos para baixar o colesterol, consulte seu médico.
A Prevenção do colesterol alto e das doenças decorrentes estão baseadas em 03 pontos-chaves:
- Rastreamente e diagnóstico precoce
- Vida ativa e prática de atividades físicas.
- Escolha de alimentos saudáveis, principalmente relacionados as gorduras boas,ruins e trans.
003 | 003 |