002 | 002 |
Pesquisa revela que jornada de trabalho excessiva contribui para outras doenças para a categoria de caminhoneiros e condutores de veículos.
Coordenado por Sônia Maria José Bombardi, o trabalho mostra que as condições e relações de trabalho e a situação do trânsito, somadas à sobrecarga na jornada (dupla jornada) e à deficiência na infra-estrutura, contribuem para a ocorrência de muitos agravos à saúde. Podem ser citados como principais agravos os problemas de coluna; as dores nos ombros, braços e pernas; vista irritada; problemas gastrointestinais; problemas auditivos; obesidade e pré-obesidade; tensão, estresse e problemas relacionados ao sono.
Por ser bastante complexa a natureza da atividade de trabalho realizada pelos motoristas, a pesquisa aponta que a regulamentação tem, dentre outros objetivos, a intenção de garantir a segurança e de proteger a saúde dos trabalhadores.
Essa regulamentação vem sendo discutida há bastante tempo. Como todas as mudanças, requer a disposição de todos para negociação de sua implementação, e o envolvimento de todas as partes envolvidas na discussão dos pontos discordantes, para construir um consenso coletivo que atenda à maioria das expectativas.
Pioneira na elaboração de material didático e realização de cursos voltados ao trabalhador, a Fundacentro já realizou o Curso de Segurança e Saúde no Trabalho no Setor de Transportes, que teve como objetivo apresentar aspectos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no setor de transporte rodoviário para promover a reflexão crítica sobre possíveis transformações no Sistema Nacional de Transportes (SNT) que possibilitem a melhoria das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores deste setor.
Veja reportagem na integra em: http://www.fundacentro.gov.br
Fonte: Fundacentro
003 | 003 |