002 | 002 |
Essas partículas podem causar danos à saúde, que vão desde irritações nas vias aéreas até problemas respiratórios ou câncer.
Entre modelos considerados nocivos por serem grandes emissores de partículas ultrafinas, 90% são da HP, revelou pesquisa
“Trabalhar ao lado de impressoras laser pode ser tão perigoso quanto passar os dias ao lado de um fumante.”
Um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia de Queensland na Australia, apontou a impressora laser como a mais nova vilã para a saúde humana. A pesquisa foi feita com 62 modelos de impressoras, e foi constatado que 17 delas são grandes emissoras de uma partícula, que é tão prejudicial à saúde humana quanto a inalação passiva da fumaça do cigarro.
Segundo a professora Lidia Morawska (responsável pelo estudo), “As partículas liberadas pelas impressoras são tão pequenas quanto as da fumaça do cigarro. Quando se infiltram nos pulmões, causam os mesmos tipos de danos”. A concentração dessas partículas em um escritório pode ser cinco vezes maior durante o dia, devido ao uso contínuo da impressora, e a emissão é ainda maior quando o toner é novo.
Não é possível saber ainda quais modelos emitem as partículas, mas por precaução, é aconselhável que as impressoras sejam colocadas em locais com circulação contínua de ar.
Evite ser ingerido ou respirado em grandes quantidades, por isso é aconselhável tomar precauções, antes de iniciar qualquer trabalho, certifique-se estar usando máscaras para proteção respiratória, luvas e álcool para higienizar as mãos.
As partículas de toner são muito pequenas e se colocar no ar pode permanecer no ar por longos períodos contaminar seu escritório. partículas de toner pode causar câncer durante longos períodos de inalação. Com alguns cuidados, o processo de limpeza e tratamento é considerado seguro. É aconselhável consultar o manual do fabricante.
003 | 003 |