002 | 002 |
Nesta edição, o pesquisador da Fundacentro de Campinas, Paulo Maia, explica com detalhes o funcionamento do software de monitoramento, que possibilita calcular o índice de sobrecarga térmica em atividades a céu aberto. Desenvolvido pela instituição, a tecnologia, embora ainda em fase de testes, já pode ser utilizada para avaliar o nível de exposição dos trabalhadores rurais ao calor no Estado de São Paulo.
A exposição a ambientes quentes combinada com a alta produção interna de calor devido a execução de tarefas que exigem esforço físico leva o corpo à necessidade de uma rápida perda de calor do corpo a fim de preservar o seu equilíbrio térmico.
O monitoramento se dá pela estimativa do Índice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo (IBUTG) através de dados meteorológicos e para isso foram considerados vários parâmetros atmosféricos, inclusive, a cobertura de nuvens.
Neste sistema de monitoramento, os usuários podem obter os seguintes dados: valor do IBUTG estimado das 10:00h as 16:00h do dia e local pesquisado, a taxa metabólica média dos trabalhadores, informações sobre as medidas de prevenção e controle, entre elas, o critério de trabalho/descanso.
Acesse a Página: PARA ESTIMAR O IBUTG
Confira o Audio!
003 | 003 |