002 | 002 |
► Operador Habilitado e Autorizado: Apenas operadores de empilhadeiras treinados devem operar as empilhadeiras.
► Não transporte passageiros de carona: É expressamente proibido levar outros funcionários sobre as cargas, garfos ou no para-lama, somente o operador na condução da empilhadeira.
► Não carregue sua empilhadeira mais do que o permitido: A carga e os centros de carga permitidos estão na placa de identificação de sua empilhadeira. Consulte-as antes de operar.
► Olhe sempre para frente: O importante é você alcançar seu objetivo com segurança e rapidez. Mantenha 3 veículos de distância dos demais veículos. Esteja alerta e trafegue pelo lado direito em ruas e corredores.
► Atenção: Tenha cuidado quando trafega de áreas claras para áreas mais escuras e vice-versa. Cuidado com manchas de óleo ou graxa. Dê preferência de passagem aos pedestres.
► Não faça as curvas tão rápido: Empilhadeira não é carro de corrida! Faça as curvas com cuidado, e não se esqueça de buzinar antes.
► Freie devagar e com cuidado: Para evitar “vôos” involuntários… que nada adiantam!
► Ande em marcha a ré ao descer rampas com a empilhadeira carregada: Caso a carga esteja impedindo a sua visibilidade, ande em marcha a ré também no plano. Com o veículo descarregado, dirija com os garfos à frente, nas descidas, e atrás, nas subidas. Proceda de modo inverso com a empilhadeira carregada.
► Transporte sempre com a coluna da empilhadeira inclinada para trás: Assim evitará o escorregamento da carga. Amarre cargas soltas para garantir estabilidade.
► Mantenha os garfos o mais baixo possível e não trafegue com a carga no alto: Crie um centro de gravidade baixo e seguro. Recolha o mastro das empilhadeiras de mastro retrátil antes de movimentá-la. Eleve ou abaixe a carga apenas com o veículo parado.
► Transporte somente sobre pisos suficientemente resistentes: Se o peso for demais, o piso pode afundar. A propósito, você sabe quanto pesa a sua empilhadeira carregada?
► Dirija sua empilhadeira de preferência sobre pisos duros e lisos: Se o piso tiver buracos ou ondulações, dirija “devagar” ! Evite que a sua empilhadeira e a carga joguem.
► Olho vivo nos sinais de trânsito: Eles existem para a sua segurança!
► Atenção: Empilhadeira se guia com cabeça, pernas e braços! Não esqueça nenhum deles “fora” de sua máquina.
► Atenção à altura das portas: E também à altura do teto. Buzine e passe devagar pelas portas até poder enxergar do outro lado. Dê sinal!
► Marcações no mastro: Faça marcações no mastro (com fita adesiva, por exemplo) para indicar a altura correta dos paletes em cada nível de estocagem.
► Utilização dos garfos: Não empurre cargas com os garfos. Empurrar com os garfos ou com os cantos da empilhadeira pode danificar o objeto e a máquina. Ao pegar a carga, posicione todo o garfo na carga. Centralize a carga para que a mesma não se desloque para frente ou lado, não transporte a carga com o garfo totalmente levantado.
► Paletes quebrados: Não tente movimentar cargas com paletes quebrados.
► Sempre verifique o estado de seu veículo antes de cada turno: Acostume-se a fazer este check antes de iniciar seu trabalho.
► Inspeções diárias: Freios, direção e pneus; buzina e alarmes; luzes indicadoras; controles e instrumentos; equipamentos de segurança; mangueiras, correias e cabos; mastro e garfos; vazamentos.
► Inspeções periódicas: Correia de ventilação; parafusos, porcas, pinos e soldas; inclinação quando a carga é elevada; correntes de ventilação; nível dos garfos; capas.
► Não exceda a velocidade permitida e evite manobras bruscas: Não exceda a velocidade indicada pelo fabricante para não forçar a máquina e pelas normas internas de sua empresa, evitando possíveis acidentes no percurso.
► Ao retirar e colocar carga na estrutura de estocagem, utilize o freio de mão puxado: Evitará possíveis acidentes.
► No seu turno você é o responsável pela sua empilhadeira: Estacione em locais permitidos e próprios, não deixe a chave no contato, quando estiver fora dela, para que ninguém a use e não dê carona.
► Use a buzina com seriedade: Não buzine para fazer graça e sim para alertar de sua presença, quando em passagens perigosas (que tenha a circulação de outros veículos ou empilhadeiras), ou em lugares onde não houver visibilidade absoluta.
► No caso de acidentes: Avise sempre ao seu superior para as devidas verificações dos possíveis estragos (na empilhadeira, na estrutura, etc.) e preencha o relatório.
Acidente com Empilhadeira, veja o que pode acontecer com um segundo de descuido.
Fonte: www.zonaderisco.blogspot.com
003 | 003 |