002 | 002 |
Trabalho com Instalações Elétricas tem Recomendação Impressa
A Recomendação Técnica de Procedimentos nº 05 orienta os profissionais de SST e da indústria quanto aos cuidados e riscos em canteiros de obras
A Fundacentro/MTE dá mais uma contribuição para reduzir o enorme índice de acidentes e mortes provocados por choques elétricos, ao desponibilizar, agora de forma impressa, a publicação Recomendação Técnica de Procedimentos (RTP) nº 05. O objetivo é orientar empresários, profissionais de segurança e saúde no trabalho, eletricistas, dirigentes sindicais e demais profissionais na prevenção de acidentes nas instalações elétricas temporárias nos canteiros de obras.
A publicação aborda questões sobre os cuidados com o planejamento do canteiro de obras, para que os trabalhadores possam exercer suas atividades com segurança e prevenir-se, desta forma, quanto a qualquer acidente que poderia ocorrer durante a execução dos trabalhos.
Ainda sobre o olhar da segurança e saúde do trabalhador, a RTP 05 enfoca a importância do planejamento das atividades, da preparação à execução, a definição de espaços adequados e seguros e, pricipalmente, das instalações elétricas adequadas a cada situação.
Assim, a Fundacentro – que já disponibilizava a RTP 05 em formato eletrônico para download em link, em seu portal –, integra as normas vigentes sobre instalações elétricas e permite que, a partir de agora, seja encontrada e consultada no acervo da biblioteca da Fundacentro.
A RTP 05 enfoca itens como: definição de choque elétrico, tipos de proteção contra choques elétricos, localização dos riscos elétricos, equipamentos de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva (EPC) e ferramentas manuais com isolamento elétrico – para que não ocorram acidentes, como choques elétricos ou até mesmo curto-circuito nos fios descascados ou estragados –, além de informar sobre a prevenção e o combate a incêndios, com orientação sobre os tipos e uso dos extintores.
Uma condição básica que precisa ser superada em um canteiro de obra é a de que uma instalação elétrica não deve utilizar “gambiarras” – situações em que os fios elétricos ficam pendurados e deixam o ambiente de trabalho inseguro.
Como complemento, a RTP 05 apresenta, ainda, entre as referências bibliográficas as normas de segurança existentes, como a norma NBR-5410 – da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e as Normas Regulamentadoras, como a NR-10 – que trata das Instalações Elétricas, e a NR-18 – que discorre sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.
Fonte: Fundacentro
003 | 003 |
Postar um comentário