002 | 002 |
O afogamento é a segunda causa de morte na faixa de 1 a 25 anos e consiste na aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. O que muitas pessoas não sabem é que existem diferenças entre o afogamento em água doce e salgada e o socorro que se deve prestar é totalmente diferente.
Afogamento em água doce:
O ar(oxigênio que respiramos) passa pela traquéia,pelos brônquios e bronquíolos depois vai para os alvéolos pulmonares.O que acontece quando a pessoa se afoga em água doce é que os alvéolos perdem água para os vasos, por osmose, e ficam vazios. A água dos vasos atinge os leucócitos(respossável pela imunidade), as hemácias são destruídas e as plaquetas (que fazem a coagulação) se rompem.
O indivíduo que sofre esse tipo de afogamento terá: deficiência imunológica, hemorragia e anemia.O excesso de volume de água nos vasos atinge o coração, aumentando de tamanho,se uma pessoa que está tentando salvar a vítima de afogamento decidir fazer uma massagem cardíaca, o coração poderá se romper por excesso de pressão exercida tanto pela pessoa que está fazendo massagem quanto pela água.
Deve-se levar o paciente à um hospital, se for muito longe uma medida extrema de salvamento é fazer um corte na veia do pescoço(ela estará dilatada por causa da água) e deixar que o sangue saia,para que a pessoa perca líquido e não morra.
Afogamento em água salgada
Na água salgada acontece o inverso da água doce, a água passa dos vasos para os alvéolos por osmose, as hemácias, leucócitos e plaquetas murcham e o coração diminue. A pessoa que se afoga perde água o tempo todo pelo nariz, boca e ouvido.
Não é recomendável fazer massagem cardíaca nem respiração boca a boca, deve levar a vítima imediatamente ao hospital.Onde o médico aplicará diretamente nos alvéolos, com o uso de uma seringa, uma solução hipertônica.
Fonte: SobreSaude
003 | 003 |
Postar um comentário