002 | 002 |
A ação foi feita em abril e detectou a precariedade dos alojamentos, a pouca alimentação, a falta de água potável, de instalações sanitárias e a restrição da liberdade de ir e vir, em virtude do difícil acesso ao local onde alguns deles se encontravam.
De acordo com o auditor fiscal do trabalho e coordenador do grupo, Klinger Moreira, em uma das fazendas, localizada na zona rural de São Félix do Xingu (PA), foram libertadas seis pessoas. Sem acesso à água potável nem a instalações sanitárias, alguns deles estavam alojados em estábulos.
“Além disso, os trabalhadores tinham que pagar pela alimentação, que era nutritivamente fraca, pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e pelas ferramentas de trabalho”, observa Klinger.
Após a fiscalização, as 11 vítimas receberam, ao todo, cerca de R$ 34 mil em verbas rescisórias e indenizações trabalhistas.
Roço de juquira – É a retirada de arbustos, ervas daninhas e outras plantas indesejáveis da plantação. Há casos que, além da poda manual, utiliza-se a aplicação de veneno. Para a realização desta atividade, os trabalhadores devem receber equipamentos como máscaras, óculos, luvas e roupas especiais.
Fonte: BlogdoTrabalho
003 | 003 |
Postar um comentário