Prevenção Online

Fiscais do MTE libertaram 17 no Pará; trabalhadores não tinham água potável nem banheiros

002 002
   O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego resgatou 17 pessoas de trabalho análogo à escravidão em duas fazendas de gado, no Pará, atuando no roço da juquira (veja abaixo).
   A ação foi feita em abril e detectou a precariedade dos alojamentos, a pouca alimentação, a falta de água potável, de instalações sanitárias e a restrição da liberdade de ir e vir, em virtude do difícil acesso ao local onde alguns deles se encontravam.
   De acordo com o auditor fiscal do trabalho e coordenador do grupo, Klinger Moreira, em uma das fazendas, localizada na zona rural de São Félix do Xingu (PA), foram libertadas seis pessoas. Sem acesso à água potável nem a instalações sanitárias, alguns deles estavam alojados em estábulos.
   “Além disso, os trabalhadores tinham que pagar pela alimentação, que era  nutritivamente fraca, pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e pelas ferramentas de trabalho”, observa Klinger.
Na outra fazenda fiscalizada, em Altamira (PA), foram libertadas 11 pessoas, também atuando no roço da juquira.  Nesse local, além das mesmas condições precárias constatadas na primeira fazenda, como falta de água potável, de instalações sanitárias e alojamento precário – duas famílias dividiam o mesmo espaço com os trabalhadores – havia uma agravante: a localização de difícil acesso que inibia a liberdade de ir e vir dos trabalhadores. Tanto assim que os fiscais utilizaram-se de dois helicópteros cedidos pelo Ibama para chegarem ao local.
   Após a fiscalização, as 11 vítimas receberam, ao todo, cerca de R$ 34 mil em verbas rescisórias e indenizações trabalhistas.
   Roço de juquira – É a retirada de arbustos, ervas daninhas e outras plantas indesejáveis da plantação. Há casos que, além da poda manual, utiliza-se a aplicação de veneno. Para a realização desta atividade, os trabalhadores devem receber equipamentos como máscaras, óculos, luvas e roupas especiais.

Fonte: BlogdoTrabalho
003 003

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2010 ~ Prevenção Online - Todos os Direitos Reservados.
Theme Designed by irsah indesigns.