002 | 002 |
Como evitar Acidentes
Quando se tem de guiar com mau tempo, a primeira regra é reduzir a velocidade.Com nevoeiro. Dirija com os faróis acesos tanto de dia como de noite. Ligue os limpadores do pára-brisa e do vidro traseiro e os desembaçadores. Se o seu automóvel tiver boas luzes traseiras, ligue- as. Abra a janela do seu lado para poder ouvir o que se passa em suz volta.
Não tente ultrapassar um automóvel que siga a sua frente — mantenha-se bem atras, de modo a ter tempo de frear se ele parar de repente. Lembre-se deque, mesmo a 40 krn/h, a distância de freagem é cerca de 15 m numa estrada seca.
Siga em frente guiando-se pelo acostamento e pela pintura da estrada. Na cidade, preste atenção nos carros estacionados. Se tiver deparar, procure faze-lo fora da estrada; hgue o pisca-alerta se for forçado a parar numa estrada de mão dupla ou no acostamento de uma autoestrada.
Em pista molhada. As distâncias de freagem numa estrada molhada são o dobro das que se verificam numa estrada seca. Redobre os cuidados quando as estradas se encontram molhadas depois de terem estado secas durante muito tempo o óleo e as partículas de borracha misturados com a água tornam o piso muito escorregadio.
Certifique-se de que os seus PNEUS estão em bom estado e com a pressão correta. A grandes velocidades, os pneus com uma boa banda de rodagem permitem que um carro pare cm metade da distância a que se imobilizaria com bandas de rodagem gastas.
Com muita chuva e a uma velocidade acima de 55 krn/h, os pneus perdem aderência quando os sulcos não dispersam a água com suficiente rapidez, fazendo com que o veículo derrape numa poça d’água. Se isto acontecer, tire o pé do acelerador e segure o volante tão firme quanto possível. Não toque nos freios.
Quando os pneus aderirem de novo à estrada, continue a uma velocidade reduzida.
003 | 003 |
Postar um comentário