Prevenção Online

Adultos também devem ficar atentos à carteira de vacinação

002 002
Campanha de vacinação nas Empresas.
    Depois dos 18 anos e sem os cuidados dos pais, algumas pessoas se esquecem de que ainda faltam espaços a serem preenchidos na carteira de vacinação.

    Muitos só se deram conta do assunto depois da campanha contra a rubéola, em 2008, que vacinou 93,2% da população entre 20 e 39 anos. "O resultado é fantástico. Trata-se de uma faixa etária que não costuma participar de campanhas", diz Helena Sato, diretora técnica da divisão de imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

    Mas só essa não basta. Na idade adulta, a secretaria recomenda quatro tipos de vacina : dupla (tipo adulto, contra a difteria e o tétano); tríplice viral (combate o sarampo, a rubéola e a caxumba); febre amarela; gripe (indicada aos maiores de 60 anos). 


Conheça as vacinas que os adultos devem tomar

>> Dupla Tipo Adulto (contra a difteria e o tétano) Aplicação: são três doses. O intervalo entre a primeira e a segunda é de dois meses, entre a segunda e a terceira, de seis meses. No caso de ter perdido o prazo entre uma dose e outra, não é preciso recomeçar o processo.
Reforço: uma única dose a cada dez anos.
Carteira de vacinação: se a tiver e nela constar que a vacina foi tomada na infância, só é necessário o reforço. Caso a tenha perdido, é preciso tomar as três doses.
Contraindicações: não há.


Tríplice Viral (contra o sarampo, a rubéola e a caxumba) 
Aplicação: uma única dose.
Reforço: não há.
Carteira de vacinação: é recomendada para todos os nascidos a partir de 1960. Quem tomou a vacina Dupla Viral (contra o sarampo e a rubéola) no ano passado, durante a campanha promovida pela Secretaria Estadual da Saúde, pode tomar a Tríplice para complementar a caxumba.
Contraindicações: pacientes imunodeprimidos, que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia, por exemplo.
 

 Febre Amarela  
Aplicação: uma única dose.
Reforço: uma dose a cada dez anos.
Carteira de vacinação: é recomendada para pessoas que moram ou viajam para áreas de risco (informações no site www.cve.saude.sp.gov.br). Caso viaje para um desses locais, é preciso tomar a vacina dez dias antes de embarcar.
Contraindicações: pacientes imunodeprimidos, que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, e pessoas com alergia grave a ovo.
 

Gripe  
Aplicação: uma única dose.
Reforço: uma dose uma vez ao ano.
Carteira de vacinação: é recomendada para pessoas com 60 anos ou mais.
Contraindicações: pessoas que tiveram reação alérgica grave em uma dose anterior. 



Fonte: infectologia.org.br
003 003

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2010 ~ Prevenção Online - Todos os Direitos Reservados.
Theme Designed by irsah indesigns.