Prevenção Online

CINTO DE SEGURANÇA FROUXO OU FOLGADO - MAL AJUSTADO

002 002


   Sempre ouvi dizer que cintos de segurança tipo páraquedista poderiam ser muito perigosos se não fossem perfeitamente ajustados ao corpo, mas nunca tinha visto algo tão impactante.

   Os riscos vão desde lesões na coluna vertebral em função da distribuição irregular do impacto em caso de queda até lesões no saco escrotal, nesse caso em função das cintas das coxas não ficarem corretamente ajustadas (sem folgas), de modo que não "corram" e possam prensar os testículos em caso de queda do trabalhador.

   Outra preocupação que deve ficar é a de como resgatar um trabalhador que fique pendurado pelo cinto, pois normalmente a preocupação fica apenas em evitar o acidente, sem se pensar no que fazer após a queda ter sido evitada.

   Vejam as fotos e as explicações logo na sequência e aqueles que tem contato com esse tipo de situação no dia-a-dia vale a pena revisar seus cintos; abolir aqueles malditos cintos amarelos de "cordinha" azul que não possuem regulagens e orientarem muito bem os trabalhadores.

Lições aprendidas:

• Requerer no Plano de Segurança que os usuários de cinto de segurança recebam capacitação adequada sobre como se deve usar e ajustar o cinto de segurança.
• Examinar os usuários no seu primeiro período no canteiro de obras com relação ao seu conhecimento sobre o uso e os riscos dos cintos de segurança. Adotar as medidas adequadas caso sejas necessárias. Havendo dúvidas, não permita que se continue usando o cinto de segurança até que se compreendam as instruções.
• Em suas inspeções enfoque especificamente o uso do cinto de segurança.
• Exija / dê uma palestra de segurança sobre “como colocar, como ajustar, como usar, como inspecionar os cintos de segurança” na primeira vez por parte dos empregados da obra.
• Exija sempre que as pessoas estejam 100 % do tempo presas com o talabarte em ancoragens seguras enquanto fizerem trabalhos em altura.
• Pense e discuta as possibilidades de resgate durante a preparação da APT / APR, a fim de incrementar a consciência dos usuários caso alguma coisa não ocorra bem.

Fonte: http://tsnogueira.blogspot.com/2009/03/dds-cinto-de-seguranca-frouxo-ou.html
003 003

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2010 ~ Prevenção Online - Todos os Direitos Reservados.
Theme Designed by irsah indesigns.