002 | 002 |
A primeira coisa que pensamos quando vamos limpar os ouvidos é pegar aquele famoso cotonete. Mas daí a pergunta, é correto fazer isso?
Na verdade não há necessidade de limpar os ouvidos usando contonetes ou qualquer outro instrumento, pois o nosso organismo é tão sábio que ele mesmo se encarrega de eliminar o excesso de cerume jogando-o para fora do canal. Quando usamos cotonete acabamos por empurrar novamente para dentro do ouvido aquele cerume que o organismo já havia eliminado.
A limpeza deve ser feita sim, a melhor maneira de retirar o excesso de cera sem prejudicar o ouvido é utilizar uma toalha e fazer a limpeza logo após o banho, limpando somente até onde o dedo alcança, mas bem de leve, apenas no orifício externo do canal auditivo, se usarmos cotonetes você poderá dar inicio ao processo inflamatório que atinge a pele do canal auditivo externo, além de empurrar a cera para dentro, formando um tampão de cera. Esse tampão pode provocar uma sensação de eco e ate comprometer a audição. E diferentemente do que todo mundo pensa, o cerume não é sujeira, muito pelo contrário, na verdade ele age como uma proteção.
Outros casos decorrentes do uso abusivo do cotonete é a otite externa, esse é uma infecção causada por microorganismos que podem ser transportados pelo contonete e em alguns casos os cotonetes podem ainda perfurar a membrana do tímpano, causando sangramento e surdez parcial, tendo que recorrer a um otorrinolaringologista. Procure um especialista antes de qualquer coisa e tire suas dúvidas.
003 | 003 |
Postar um comentário