002 | 002 |
Os números relacionados aos acidentes no trabalho agrícola envolvendo nossos trabalhadores são assustadores, os dados estatísticos são poucos e não confiáveis, mas a verdade é que diariamente trabalhadores são vitimados fatalmente ou adquirem sequelas graves resultantes dos fatos.
Vários fatores colaboram para que os acidentes ocorram, a falta de preparação técnica dos trabalhadores e a falta de obediência ás leis e normas preventivas contra tais acidentes são considerados por estudiosos como os principais fatores colaboradores para os eventos.
Lamentavelmente ocorre no setor agrícola total falta de respeito com a vida dos trabalhadores, falta de respeito com a saúde e segurança de milhões de brasileiros que colaboram com o desenvolvimento do país e do seguimento agrícola. Vários tópicos definidos na NR-31 são negligenciados, e depois de seis anos de sua apresentação ela tratada como mais uma Lei que não vai funcionar em nosso país.
A falta do equipamento de segurança nos tratores previsto no item 31.12.6 da Norma Regulamentadora é percebida na quase totalidade da frota de máquinas que operam nos campos de nosso país e os números de vítimas cresce diariamente. Itens colocados sob os tratores camuflam a segurança e deixam pessoas correndo riscos de vida e impedem que a justiça social seja feita nas lavouras.
O Ministério do Trabalho e Emprego já divulgou os parâmetros técnicos para avaliação dos produtos que deverão ser colocados nas máquinas visando a segurança dos condutores. Em caso de fiscalização o órgão informa que cobrará dos produtores rurais documentos exigidos na NBR-ISO-5700/2009 divulgada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT, que qualifica a qualidade e eficiência da estrutura de proteção na capotagem.
A maioria dos produtores ainda resistem em cumprir a lei e se utilizam da certeza da impunidade para legalizarem seus veículos. Certos do trabalho lento de fiscalização do Governo Federal acreditam que nunca serão atingidos pelas penalidades decorrentes de sua omissão frente á sua responsabilidade legal.
Algo precisa ser feito para solucionar este triste quadro que coloca o Brasil dentre os países que menos cuidam de sua classe trabalhadora agrícola. Ações paliativas dévem dar espaço para ações concretas e definitivas. Os custos sociais gerados por tantos acidentes colaboram negativamente e agravam as deficiências dos serviços públicos brasileiros.
Fonte: SMS NEBULIZADORES LTDA
Sandro Moterani Silva/ Fábio Gonçalves
Sandro Moterani Silva/ Fábio Gonçalves
003 | 003 |
Prezados,
ResponderExcluirVimos agradecer seu apoio ao nosso trabalho que busca a conscientização do setor agrícola sobre acidentes envolvendo máquinas agrícolas. Seu apoio nos fortalece e nos dá a certeza de que ainda existem pessoas e empresas que realmente cumprem sua função social em nosso país e não fogem de sua responsabilidade, levando informações a quem é de direito.
atenciosamente.
SMS NEBULIZADORES LTDA
SANDRO MOTERANI SILVA