| 002 | 002 |
Cada vez mais pessoas passam a jornada de trabalho inteira em frente ao computador. O que pode parecer um ganho, do ponto de vista dos negócios, de fato pode resultar em sérios problemas de saúde. Principalmente quando, na volta para casa, a pessoa torna a acessar seus e-mails pessoais ou mídias sociais. Nem as crianças e os adolescentes estão livres desse mal, já que costumam passar horas a fio jogando videogame. Dor de cabeça, rigidez no pescoço, dor nas costas e nos punhos são sintomas mais comuns. Mas o pior malefício do uso prolongado do computador é o dano causado à visão: fadiga ocular, visão embaçada e olho seco. Normalmente negligenciados, esses sintomas contribuem para a "síndrome da visão de computador" (Computer Vision Syndrome - CVS).
De acordo com a American Optometric Association, a CVS pode ser definida como o conjunto de problemas relacionados aos olhos e à visão de quem passa horas em frente ao computador diariamente.
"São muitos os profissionais, que correm este grande risco no ambiente de trabalho, olhando diretamente para o monitor em ambientes secos ou com ar-condicionado. Isso os leva a piscar menos e é o ponto de partida de tantos problemas de saúde ocular. Outros fatores que contribuem para a CVS incluem a necessidade de os olhos se moverem em várias posições, ajustar o foco constantemente e fazer movimentos para dentro e para fora - convergência e divergência.", diz o oftalmologista Renato Neves.
Na opinião do médico, as características da tela, como distância, resolução, contraste e brilho devem ser observadas na prevenção das doenças oculares. "Quanto melhor e maior a resolução da tela, tanto melhor para os olhos. No caso de documentos em formato reduzido, considere aumentar o tamanho da fonte ou utilizar o recurso do zoom para aumentar as letras. Enquanto o brilho deve ser ajustado em termos intermediários, nem muito nem pouco intenso, o contraste deve oferecer a melhor visualização possível. Também procure bloquear os pop-ups, já que muitos surgem repentinamente na tela com cores intensas que interferem na visão".
Causas
Os monitores são constituídos de pixéis (pontos micros), nos quais o olho não consegue foco. Para manter a imagem mais definida, o usuário de computador tem que “focar e refocar”, o que gera a tensão dos músculos do olho. Associado a isso está a diminuição de piscadas na frente do computador, chegando a ser quatro vezes abaixo do que em situações normais. Levando em consideração que as piscadas têm a função de lubrificar os olhos, a visão fica mais ressecada. Outros fatores podem agravar o ressecamento dos olhos como, por exemplo, o ar-condicionado que diminui a umidade do ar. A Síndrome da Visão do Computador tende a se agravar quando está associada a fatores como reumatismo ou disfunção hormonal, havendo o risco de uma ceratoconjuntivite seca, uma úlcera ou até uma perfuração da córnea.
Sintomas
- Ardência
- Dor de cabeça
- Fotofobia (aversão à luz)
- Lacrimejamento
- Olhos vermelhos
- Queda da pálpebra
- Queimação
- Sensação de areia nos olhos
- Sensação de cansaço ao final do dia
Pode ser um par de óculos, ou necessidade de um lubrificante ocular, recomendar ao paciente que trabalhe uma hora e descanse 10 minutos... Depende da causa.
Assim ele poderá checar/diagnosticar não só a saúde ocular e definir o tratamento, como se a prescrição dos óculos ou das lentes continua adequada;
Prevenção
• Após 50 minutos de trabalho no computador, descanse ao menos 10 minutos, de preferência olhando para o horizonte para mudar o foco.
• Utilize o computador em ambientes iluminados, porém evite reflexos de janelas na tela.
• Pisque mais, mesmo que voluntariamente, para lubrificar os olhos.
• Se o monitor for CRT, use-o na frequência mais alta possível, em hertz. Já em monitores LCD, não há essa necessidade.
• Evite a utilização de luzes apontadas diretamente para os olhos como luminárias de mesa. Isso pode causar ofuscamento.
• Tome cuidado com a utilização de computador em áreas com muito vento ou ar-condicionado muito forte. Tais fatores contribuem para o ressecamento dos olhos.
• Deixe o monitor sempre limpo. Por causa da estática, é grande o acúmulo de pó na tela, o que piora a imagem.
• Se o ressecamento for muito acentuado, procure um médico e peça a sugestão de um colírio.
• Deixe o monitor a uma distância de 50 a 65 centímetros dos olhos. A inclinação da tela deve variar de 10º a 20º.
• Nunca fique com o monitor acima do nível dos olhos. Além de forçar mais músculos, essa posição exige que a fenda palpebral fique mais aberta, agravando o ressecamento.
• Óculos especiais são recomendados para pessoas de idade que estiverem fazendo algum tipo de leitura no computador, pois eles podem não obter foco no vídeo, que costuma estar a uma distância maior dos olhos.
| 003 | 003 |
Postar um comentário