002 | 002 |
POR QUÊ E QUANDO FAZER?
A queda de alturas é apontada como uma das principais causas da morte de trabalhadores. No Brasil, principalmente na construção civil, o índice chega a 49% do total de acidentes (fonte MTE). Nestas situações de risco grave e eminente à saúde e a vida do trabalhador, a forma de tornar o trabalho seguro é a regularização do processo, através dos procedimentos de trabalho em alturas.
Um dos importantes itens desse conjunto de atividades que é a manutenção dos equipamentos em particular os trava quedas.
Devido a sua importância, tornou-se uma recomendação da NBR14628:2010 Trava-queda retrátil em seu Item 7: Manual de instruções na alínea “ r” que diz que “o trava queda retrátil deve ser enviado para revisão pelo fabricante ou empresa por ele indicada. O período entre as revisões não devem exceder 12 meses.”
Essa recomendação da NBR 14628:2010 é de muita valia, pois esses equipamentos estão sujeitos a vários tipos de situações adversas tais como: longos períodos expostos a intempéries, torções no cabo, perda da pressão da mola do sistema retrátil, deformações no cabo de aço (fios partidos, mossas, oxidação), desgaste na carcaça e avarias no mosquetão (oxidados, amassados ou empenados). Além disso é comum observarmos o uso inadequado, que acarretam em danos no equipamento, como por exemplo: deixar o cabo esticado fora da carcaça por longos períodos, danificando a mola responsável pelo sistema retrátil; ou ainda, soltar o cabo de forma abrupta ocasionando impacto do mosquetão na carcaça.
No entanto, é de extrema importância a inspeção visual realizada no equipamento antes de seu uso diário, onde devem ser observados os seguintes pontos:
- Integridade do Cabo de aço, mosquetão e carcaça
- Verificar se o indicador de impacto foi acionado (no caso dos equipamentos que o possuam)
- Testar o sistema de freio, com um pequeno impacto com a finalidade de identificar as condições de frenagem do equipamento.
Se qualquer um desses pontos estiver em desacordo, com as instruções de operação o equipamento também deve ser enviado para manutenção, mesmo que esteja dentro do prazo de certificação (01 ano).
Grandes empresas já cobram de suas contratadas a recertificação anual do trava queda retrátil como medida necessária para que os trabalhos em altura ocorram com total segurança para o trabalhador.
Sempre lembrando que o equipamento em perfeitas condições de uso pode salvar uma vida.
Fonte: conectonlinerj.blogspot.com / Augusto César Villas Boas é Técnico de Segurança do Trabalho e integra o departamento técnico da Conect.
003 | 003 |
Postar um comentário