Prevenção Online

Cuidados com o manuseio do Cimento, Concreto e Argamassa 2

002 002
  A ação do cimento é resultante da alcalinidade de silicatos, aluminatos e sílicoaluminatos. Essa alcalinidade não chega a ser agressiva, mas propicia as condições para instalação de um processo de sensibilidade, ou seja, uma condição alérgica.

 Atenciosamente, Para o manuseio do cimento deve-se usar luvas impermeáveis do tipo borracha (látex)ou PVC com punho 7 cm.


 Essas luvas têm pouca espessura, para permitir bom tato e maleabilidade. Protege o trabalhador durante a preparação de tintas e manipulação de produtos químicos, como cimento e cal.


 Assim como as luvas de látex, as de PVC são indicadas para azulejistas, pintores e encanadores, não use luvas rasgadas ou furadas.


 Recomenda-se o uso da Máscara Semi-Facial tipo PFF1 ou PFF2, com ou sem Válvula (a válvula deexalação proporciona um maior conforto).

  Essas máscaras tem uma atenuação de até 10 x o Limite deTolerância, que no caso da poeira de cimento é de 8 mg/m3. Portanto, ela protege o trabalhador exposto a uma concentração de até 80 mg/m3 de poeira de cimento.


   Algumas recomendações que proporcionam uma utilização segura e sem riscos à saúde aos usuário quem manuseiam cimento

Utilizar corretamente todos os EPI´s durante o trabalho.
Umidificar sempre o piso ao redor do local de trabalho e as peças que estão sendo trabalhadas, reduzindo a possibilidade de geração de poeira.
Após a tarefa diária, no final do expediente, recolher o resíduo úmido do piso, colocar em saco plástico próprio e eliminar de forma adequada.
A lavagem de roupa de trabalho deve ser feita separadamente das demais peças de uso diário.
No término do trabalho, o usuário deverá tomar banho no serviço antes de trocar de roupa.
As operações deverão ser realizadas em locais abertos com boa ventilação e, se possível, separadas das demais tarefas.
Na preparação da massa de cimento use luvas e botas de borracha forradas internamente.
►Não trabalhe descalço ou de sandália havaiana, sempre com calcados de Segurança.
►Se sua roupa estiver suja de massa ou calda de cimento ou concreto, troque-a logo que possível.
►Deve-se evitar trabalhar de bermuda, o melhor é usar calça comprida.
►Luvas ou botas rasgadas ou furadas são um perigo! Precisam ser trocadas imediatamente.
►Se cair massa ou calda de cimento dentro da luva, é preciso retirá-la imediatamente e lavar as mãos e as luvas por dentro e por fora, deixe escorrer toda a água.
►Se cair massa de cimento ou calda de concreto dentro da bota, o trabalhador deve retirar a bota e a meia imediatamente e lavar os locais atingidos.
►Não deixe a calça úmida de calda do cimento em contato com a pele.
►Nunca use o agitador sem proteção e sempre use óculos de segurança, luvas, botas e capacete.
►Se cair concreto dentro da luva ou bota, deve-se lavá-los imediatamente, assim como as mãos e os pés. Isto evitará ferimentos e queimaduras pelo cimento.
►Ao final do trabalho diário, os pés e as mãos devem ser muito bem lavados, para retirar restos de cimento que ficaram na pele e nas unhas.


Se as mãos ou os pés de um trabalhador da construção civil estiverem feridos ou irritados após contato com o cimento, ele deve fazer o seguinte:

Procurar o serviço médico da empresa.
►Caso esse serviço não exista, o trabalhador deverá procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa ou de seu trabalho.
 Nessa fase, deve evitar o contato com cimento até as mãos ou os pés melhorarem.
 Será preciso usar luvas e/ou botas ao voltar ao trabalho.
 Se for obrigado a trabalhar ou insistir em fazê-lo com as mãos ou os pés irritados ou feridos poderá piorar e até ficar alérgico ao cimento.
 Se sofrer algum arranhão ou ferimento no serviço, deve procurar rapidamente pelo socorro médico. Antes disso, é preciso lavar bem o local ferido com água corrente e sabão ou sabonete, e desinfetar com água oxigenada.
 A dermatose ocorrida no serviço é como se fosse acidente de trabalho.
 Deve, pois, ser tratada pelos serviços médicos do SUS que atendem a esses casos.
 Se isso acontecer, a empresa deverá emitir a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), a fim de assegurar o salário do trabalhador e o tratamento integral da dermatose gratuitamente.
003 003
Tecnologia do Blogger.

© 2010 ~ Prevenção Online - Todos os Direitos Reservados.
Theme Designed by irsah indesigns.