Prevenção Online

Sedentarismo é um dos fatores da Obesidade

002 002
  A obesidade é um problema crescente no Brasil. De acordo com o IBGE, 50,1% dos homens e 48% das mulheres brasileiras estão acima do peso no Brasil, sendo que 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres do país são obesos.

  Essas taxas poderiam ser diminuídas de formas simples, com mudanças de hábitos alimentares e a prática de atividade física. Mas de acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) 49% da nossa população não faz exercícios físicos.

   O excesso de peso e o sedentarismo podem ser responsáveis por diversas doenças, incluindo a diabetes, hipertensão e colesterol alto. O tabagismo eleva ainda mais a taxa de risco de doenças de uma pessoa. O cardiologista Carlos Alberto Machado afirma que para manter a saúde do corpo, “além de uma dieta equilibrada com frutas, verduras e legumes, é preciso largar o cigarro e praticar exercícios físicos com regularidade. É caminhar 15 quilômetros, subir 20 lances de escada e gastar em média 1.500 Kcal ao todo e ao longo de uma semana. Assim é possível reduzir em 66% o risco de morte por doenças cardiovasculares”. Para que uma pessoa possa ser considerada ativa, ela deve praticar exercícios cinco vezes por semana.

  O que surpreende especialista, é que os brasileiros estão cientes dos danos que o sedentarismo causa ao organismo. De acordo com os dados da SBC, 86% da população acredita que a falta de atividades esportivas favorece o surgimento de doenças cardiovasculares.

*Existe uma associação entre obesidade e função sexual em homens, que é independente das doenças relacionadas à obesidade, como diabete, hipertensão ou hiperlipidemia (aumento de gordura no sangue). Ou seja, a obesidade, em si ,pode interferir sobre o desempenho sexual. 
Tratamento Dietético

O tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar. Não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva mudança de estilo de vida.

Antes de saber mais sobre o tratamento dietético, alguns pontos importantes devem ser enfatizados:

• O tratamento dietético é bem melhor sucedido quando aliado a um aumento no gasto energético e a um programa de modificação comportamental.

• O sucesso de qualquer dieta depende de um balanço energético negativo.

• Para o sucesso do tratamento dietético, as mudanças na alimentação devem ser mantidas por toda a vida. Dietas muito restritivas, artificiais e rígidas não são sustentáveis. Um planejamento alimentar mais flexível, que objetive uma reeducação, geralmente tem mais sucesso.

• O método, a velocidade de perda de peso, o ajuste fisiológico e a habilidade de manter as mudanças comportamentais de dieta e atividade física é que determinarão o sucesso, em longo prazo, de qualquer programa de emagrecimento.

• Qualquer dieta prescrita para redução de peso tem que levar em consideração, além da quantidade de calorias, as preferências alimentares do paciente, o aspecto financeiro, o estilo de vida e o requerimento energético para a manutenção da saúde.

Deve-se tomar um cuidado especial com a ingestão de micronutrientes e a dieta deve ser condizente com as ingestões dietéticas diárias recomendadas.

CONTROLE SEUS ESTÍMULOS

Para prevenção e, até mesmo a perda do sobrepeso, atente-se às dicas abaixo: 

O controle de estímulos pode ser utilizado para modificar situações que antecedem o comportamento disfuncional, como, por exemplo, o comer em excesso ou a inatividade física. Alguns exemplos de aplicação desta estratégia seriam:

• Programar as compras no supermercado mantendo alimentos proibidos fora da lista de compras;

• Estimular a atividade física evitando de recursos tecnológicos como controle remoto e/ou uso demasiado do carro quando é possível caminhar;

• Evitar atividades previamente associadas ao comer em excesso, como, por exemplo, comer em frente da televisão ou comer no cinema. Confinar alimentação há um local específico e limitar o acesso à comida durante a refeição;

• Evitar ser o responsável pela alimentação de outros.

  A Prevenção é a melhor forma de lidar com qualquer problema de saúde. Antes de iniciar uma prática de esportes ou dieta, é importante consultar um profissional.

Fonte: Doc Press, 27 de março de 2012 e ABC da Saúde
003 003
  1. Para deixar a vida sendentária mudança de hábito é fundamental. Força interior e determinação também são fatores fundamentais nessa difícil tarefa.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

© 2010 ~ Prevenção Online - Todos os Direitos Reservados.
Theme Designed by irsah indesigns.