002 | 002 |
O que é Mapa de Risco?
O mapa de risco é a representação gráfica do local de trabalho onde são registrados os riscos ambientais, suas naturezas e intensidades, estando estes vinculados, direta ou indiretamente ao processo, organização e ás condições de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores, todas empresas independente seu porte, atividades ou quantidade de funcionários, devem providenciar os mapas de risco, seja setorial ou completo.
A falta do mapa de risco durante uma fiscalização do MTE com certeza acarretara multas, fique ligado e providencie e mantenha atualizado para estar conforme com as NRs.
A falta do mapa de risco durante uma fiscalização do MTE com certeza acarretara multas, fique ligado e providencie e mantenha atualizado para estar conforme com as NRs.
Ele deve ser de fácil visualização e estar afixado em locais acessíveis no ambiente de trabalho para informação e orientação quanto as principais áreas de risco para todos que atuem ou transitem pelo local.
No Mapa de Risco, círculos de tamanhos e cores diferentes identificam os locais e fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, conforme as figuras apresentadas.
Mas se durante a gestão da CIPA/CIPATR, houver mudanças no Layout dos setores ou nos riscos que os funcionários estão exposto, ai também necessita revisar o mapa e atualizar o mais breve possível.
Quanto tempo o mapa é valido?
Os mapas tem validade de acordo com o mandato da CIPA/CIPATR, portanto novo mandato nos mapas deverão ser confeccionados discriminando a nova gestão da CIPA/CIPATR.Mas se durante a gestão da CIPA/CIPATR, houver mudanças no Layout dos setores ou nos riscos que os funcionários estão exposto, ai também necessita revisar o mapa e atualizar o mais breve possível.
Quem elabora os Mapas de risco?
O item 5.16, item a) da NR 5 relata que a responsabilidade de elaboração é da CIPA, com assessoria do SESMT, mesmo que o SESMT desempenhar uma fatia maior na elaboração deverá constar o nome da CIPA nos mapas.
Os principais benefícios dos mapas de risco são:
►Prevenção quanto aos riscos existentes nos locais de trabalho aos quais os trabalhadores poderão estar expostos;
►Favorecer o uso adequado das medidas e dos equipamentos de proteção coletiva e individual;
►Redução de gastos com acidentes e doenças, medicação, indenização, substituição de trabalhadores e danos patrimoniais;
►Otimizar a gestão de saúde e segurança no trabalho com aumento da segurança interna e externa;
►Melhoria do clima organizacional, maior produtividade, competitividade e lucratividade.
►Estimular a conscientização, fazendo com que após o conhecimento dos riscos os funcionários passem a serem mais zelosos pela própria segurança.
Veja o Slide abaixo com questionamento para elaboração dos mapas;
003 | 003 |
Postar um comentário