002 | 002 |
Conhecidos popularmente de luva invisível, os cremes e bisnagas de proteção possuem diversas formulações para atender os trabalhadores em variadas atividades contra o ataque agressivo de produtos químicos tais como; graxas, óleos, poeiras, tinta, solventes, resinas, colas, ceras, vernizes, terra, dentre outros.
O maior objetivo, especialmente no trato com substâncias e materiais irritantes à pele, é a prevenção de dermatites ocupacionais, alergias e ressecamento da pele. Diversos produtos manipulados pelos trabalhadores não causam lesões de imediato, mas com o contato repetitivo e acumulativo pode causar desidratação da pele ocasionando assim a ação de agentes externos.
Um ponto importante é que o creme de proteção não substitui a utilização de luvas de segurança, ele ajuda e previne algumas ações de agentes químicos e biológicos, por este motivo os cremes devem ser utilizados em conjunto com outros equipamentos de proteção. Existem algumas poucas atividades que podemos utilizar somente os cremes, porem, devemos sempre pesquisar os riscos antes de iniciar uma atividade que não faz parte do nosso cotidiano.
O creme de proteção não protege contra cortes, é indispensável a utilização dos creme juntamente com luvas apropriadas para a tarefa.
Pode acontecer de alguns Téc. Segurança do Trabalho dizerem: “os funcionários já estão utilizando os cremes de proteção, não será necessário a utilização de luvas”.
Pense nisso e reflita, os cremes não substituem as luvas de segurança, os dois equipamentos devem ser entregues e cobrada a utilização de ambos, pois, um completa o outro.
► Nunca esquecer de registrar a entrega na ficha de EPI dos funcionários.
Como orientar a utilização dos cremes/bisnagas de proteção?
► Antes de iniciar qualquer tarefa o funcionário devera lavar bem as mãos para que fiquem livres de impurezas.
► Secar bem as mãos antes de aplicar o creme/bisnaga.
► Aplicar uma camada uniforme de aproximadamente 2 gramas.
► Cuidar para que o creme atinja todas as partes sensíveis aos agentes químicos, inclusive sobre e embaixo das unhas e cutículas, massageando as mãos até que o mesmo seque sobre a mão.
► Antes das refeições, primeiro retire o excesso de sujeiras com estopas ou toalha de papel. Após, lave-as com água e sabão neutro, assim podendo se alimentar.
► Após as refeições aplique novamente, iniciando o processo inicial
► O suor não interfere no desempenho do produto.
► Pode ser usado sobre pequenos ferimentos.
► Depois da jornada de trabalho, para limpar as mãos, primeiro retire o excesso de sujeiras com estopas ou toalha de papel. Após, lave-as com água e sabão neutro.
O creme de proteção age como uma luva, um EPI - Equipamento de Proteção Individual, que tem por objetivo neutralizar os agentes químicos por contato físico, promovendo a saúde e mantendo a integridade física do indivíduo.
003 | 003 |
Postar um comentário