002 | 002 |
O uso indevido de produtos de limpeza, está entre as principais causas de acidentes domésticos, a mistura química feita na hora de higienizar o banheiro, ou os demais cômodos, pode trazer riscos à saúde, causando irritações e/ou intoxicação.
Segundo especialistas, o ideal é usar apenas um produto, e evitar aqueles de fabricação desconhecida.
Esses produtos, em geral, apresentam um conteúdo ou embalagem colorida que naturalmente atraem as crianças, que podem confundi-los com alimentos e ingeri-los. Os cheiros agradáveis também disfarçam o perigo tornando o produto mais atraente. Não podemos esquecer que as crianças realmente desconhecem os perigos destes produtos.
Outro grave problema são os produtos vendidos em embalagens clandestinas e, portanto, inadequadas. São os produtos, em geral, comercializados por ambulantes fabricados em fundo de quintal, os recipientes são embalagens reaproveitadas de produtos de limpeza já descartados ou mesmo de refrigerantes.
Não possuem registro do Ministério da Saúde, sua formulação é inadequada e não possuem rótulo, portanto, não apresentam as informações necessárias sobre sua composição e risco o que, dentre outros problemas, dificulta o socorro no caso de intoxicação.
Armazenamento dos produtos de limpeza:
►Guarde os produtos em locais fora do alcance de crianças e animais, em locais ventilados, ao abrigo do sol e da luz, em armários altos e fechados com chave. Não guarde em cima ou embaixo de pias ou tanques, pois estes lugares são de fácil acesso;
►Não guarde esses produtos junto com alimentos ou medicamentos.
►Não misture os produtos e nunca reutilize as embalagens;
►Não jogue a embalagem usada no lixo que esteja ao alcance das crianças. A criança pode encontrar e beber o “restinho” do produto líquido. Na hora de jogar fora a embalagem use, preferencialmente, a coleta seletiva;
Em caso de intoxicação:
►Leve a vítima imediatamente ao pronto socorro mais próximo levando a embalagem que causou a intoxicação.
003 | 003 |