002 | 002 |
MANICURES E PEDICURES E O RISCO DAS HEPATITES.
Quando você vai ao salão de beleza “fazer” as unhas, já reparou se a manicure utiliza luvas? Além disso, você tem o costume de levar seu próprio material, como alicate, lixa, palito ou toalhinha? Se a resposta for não para ambas as perguntas, talvez seja melhor repensar seus hábitos, pois o risco de se contaminar com o vírus das hepatites é muito alto.
Realizada uma pesquisa em cem salões de beleza na grande São Paulo, escolhidos de modo aleatório e localizados em bairros periféricos e nobres, após notar que muitos pacientes com hepatites B ou C que iam buscar tratamento no hospital eram profissionais ligados à área de beleza. Para tentar entender os motivos dessa relação, a Enfermeira Andreia Schunck decidiu acompanhar de perto a realidade das manicures.
Os resultados impressionam: 8% das profissionais tinham o vírus da hepatite B, e 2% tinham o vírus da hepatite C, ou seja, uma em cada dez profissionais estava contaminada com o vírus da hepatite. A pesquisa gerou um impacto enorme, e o Ministério da Saúde a convidou para escrever uma cartilha direcionada aos profissionais de salão de beleza.
Segue abaixo a cartilha para Prevenção dessas doenças;
003 | 003 |
Postar um comentário