Prevenção Online

Extintor ABC deixa de ser obrigatório em carros

002 002

Mudança foi anunciada pelo Conselho Nacional de Trânsito e valerá para veículos de passeio, caminhonetes e triciclos, desde o fim de 2014 o novo tipo de extintor ABC sumiu de lojas e preço subiu.


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa.

O motivo que levou o Contran a mudar de ideia foi a segurança. Segundo o conselho, a falta de treinamento e despreparo dos motoristas para o manuseio do extintor geram mais risco do que o próprio incêndio. Um levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva revelou que dos dois milhões de acidentes com veículos no país, 800 tiveram o incêndio como causa e apenas em 24 casos o extintor foi usado, equivalente a 3% do total.

O equipamento continuará sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

A decisão só passa a valer depois que for publicada no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nos próximos dias.



Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio, afirma a nota.

Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.

Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/09/extintor-em-carro-deixara-de-ser-obrigatorio.html
003 003

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2010 ~ Prevenção Online - Todos os Direitos Reservados.
Theme Designed by irsah indesigns.