Prevenção Online

O número de AFTs (Auditores Fiscais do Trabalho) é insuficiente para o Brasil: Publicação no DOU confirma.

   O Aviso nº 01, da Secretaria de Inspeção do Trabalho-SIT/MTE, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 20, confirma o que o SINAIT vem denunciando há tempos: o número de Auditores Fiscais do Trabalho – AFTs em atividade no Brasil é absolutamente insuficiente para atender as necessidades dos trabalhadores e do mercado de trabalho. A listagem foi retirada do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho – SFIT e a publicação obedece ao art.630, § 7º, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
   
   O número de 3.038 AFTs, sendo uma parte deles em atividades internas, não atende ao que preconiza a Convenção 81 da Organização Internacional do Trabalho – OIT. A convenção não estipula números, mas aponta caminhos e deixa claro que o contingente deve ser suficiente para atender à demanda.

   A presidente do SINAIT, Rosângela Rassy, pondera que, mesmo que o conceito da OIT esteja em discussão diante das mudanças do mundo do trabalho, ainda assim, o número é pequeno e precisa ser ampliado. Ela lembra que o próprio governo reforça os argumentos do SINAIT ao anunciar a criação de cerca de 15 milhões de novos empregos com Carteira de Trabalho assinada durante a gestão do ex-presidente Lula. O número de AFTs no período, ao contrário, diminuiu ou se estagnou, enquanto a demanda pela fiscalização aumentou naturalmente.

Postar um comentário

Nosso Aplicativo para Android.

Nosso Aplicativo para Android.
Faça o Download!!
Tecnologia do Blogger.

© 2010 ~ Prevenção Online - Todos os Direitos Reservados.
Theme Designed by irsah indesigns.