Prevenção Online

Mascaras de Solda e a proteção das Lentes de Escurecimento.


   As atividades de soldagem são um desafio constante aos profissionais de saúde e segurança do trabalho. Calor excessivo, movimentos repetitivos, projeções de partículas, fagulhas e respingos, eletricidade, fumos de soldagem, radiações ultra-violeta, infra-vermelha e luz visível intensa são riscos que acompanham os profissionais que exercem estas atividades.

   Quando se analisa especificamente a influência do epi na visualização do cordão ou ponto de solda, o principal desafio é conciliar a proteção aos olhos e face dos soldadores contra as radiações da soldagem e fagulhas sem prejudicar a qualidade e produtividade do trabalho. 

   Os filtros convencionais de luz, de vidro, oferecem proteção contra as radiações da soldagem durante a operação, mas para isso chegam a bloquear a luz visível incidente quando fora da operação. Isso faz com que sejam necessários vários movimentos do soldador, levantando e abaixando a máscara de soldagem, durante o dia de trabalho, para visualizar outras operações que não a elaboração do cordão.

    Especificação de Tonalidade – a tonalidade a ser escolhida depende do tipo de solda e da amperagem da máquina em uso, isto porque para cada atividade cordão longo de solda, cordão curto ou mesmo solda ponto existe uma quantidade de energia sendo produzida, esta energia gerada depende da amperagem da máquina e depende do tipo da solda.

   As Normas EN 379:2003 bem como a Norma ANSI Z87:2003 estabelecem algumas recomendações quanto a tonalidade para a proteção, segue abaixo a tabela de recomendação da EN 379:2003 por ser a de maior detalhes:



   De acordo com esta tabela escolhemos a tonalidade de proteção recomendada sendo que esta norma ainda contempla uma observação de que um número de tonalidade a mais ou a menos ainda pode ser utilizado. Esta observação se deve a termos pessoas soldadoras de diferentes capacidades de visão tais como um soldador mais antigo ou um soldador novo ou mais ou menos sensíveis tais como olho claro e olho escuro.

   Filtro de Interferência – trata-se de uma camada de vidro com tratamento metalizado com a capacidade de refletir toda energia de radiação ultra-violeta e ou infra-vermelha geradas pelo arco voltaico no processo de solda. Durante todo o tempo que estivermos com o filtro de interferência entre o arco de solda e o nosso olho estaremos com proteção contra estas duas radiações com nível de tonalidade igual a 13 para os produtos da linha Speedglas.



Fonte: 3m.com.br
Tecnologia do Blogger.

© 2010 ~ Prevenção Online - Todos os Direitos Reservados.
Theme Designed by irsah indesigns.