Exposição ocupacional à vibrações ocorrem quando o trabalhador entra em conato com equipamento ou máquina fonte como marteletes, motoserras, etc. É chamada de vibração de mãos e braços quando a fonte é sustentada pela mão. Esta condição pode gerar lesões na microcirculação causando uma doença conhecida com "sindrome da mão branca".
Quando o trabalhador senta-se sobre uma fonte, ou permanece em pá sobre ela, chamamos de vibração de corpo inteiro, como exemplo tratores e empilhadeiras sem o devido sistema de almofada (assento) e amortecedores de vibração. Os efeitos na saúde a respeito das vibrações de corpo inteiro não são ainda bem conhecidas. Alguns estudos apontam um aumento na incidência de problemas renais, circulatórios, musculo-esqueléticos, e neurológicos.No entanto, Não se conseguiu evidências comprovando. O risco de se desenvolver estas lesões dependem de alguns fatores como:intensidade,frequência,duração,parte do corpo que absorve a vibração.
ISO 5349:1986 - VIibrações transmitidas à mão ISO 5349-1:2001 - VIibrações transmitidas à mão ISO 2631-1:1985 - VIibrações transmitidas ao corpo inteiro IS0 2631-1:1997 - VIibrações transmitidas ao corpo inteiro
LIMITES DA ACGIH para mãos (Threshold Limit Values -TLVs)
Tempo de exposição diària (horas)
Valor máximo de aceleração em qualquer direção (m/s2) *
4 à 8 horas
4
2 à 4 horas
6
1 à 2 horas
8
menos de 1hora
12
para exposições à vibração das mãos nos eixos X, Y, or Z *
Postar um comentário