002 | 002 |
Brasil são registrados cerca de 600 mil casos de malária por ano. Ao todo, são cerca de 300 milhões de casos anualmente em todo o mundo. Ela é transmitida por animais unicelulares do gênero Plasmodium, que vivem nas fêmeas dos mosquitos do gênero Anopheles. Esses mosquitos são portadores e transmitem os parasítos da malária. A área endêmica de malária abrange os estados da Região Amazônica, grande parte da África e todo o sudeste asiático, mas muitas áreas entre serras e litorais são receptivas à malária pela possibilidade de possuírem transmissores.
Causas
Os parasitas responsáveis pela malária são chamados plasmódios. No homem, a doença pode ser provocada por quatro espécies de plasmódios: falciparum, vivax, ovale e malária. Essas espécies cumprem parte do seu ciclo biológico como parasita do homem e parte como parasita do mosquito.
Sintomas
- Febre alta.
- Suores.
- Calafrios.
- Sangramentos (em casos graves).
- Choques (em casos muito graves).
- Tremores.
- Dores de cabeça.
- Mal-estar.
Vômitos.
Tratamento
Se você desconfiar de que está com malária, procure um médico ou vá ao pronto-socorro do hospital mais próximo. Lá os médicos poderão recomendar remédios que destroem os parasitos. Os compostos mais usados na cura da malária são quinina, atebrina, primaquina e cloroquina. Se você tiver febre de 40°C ou mais, entre imediatamente em um banho gelado, de preferência em uma banheira de água fria com pedras de gelo.
003 | 003 |
Postar um comentário