002 | 002 |
Antes de fazer a construção subir, é importante cuidar da parte de baixo. A escavação está na rotina de uma obra, assim como a segurança. O serviço só começa na presença de um profissional habilitado para acompanhar o trabalho de escavação, fundação e desmonte de rochas.
O técnico deve enviar ao CREA e aos donos dos prédios vizinhos a cópia do projeto executivo. Para conhecer o passo a passo desse planejamento e da execução, consulte as normas da ABNT: NBR 9061/85 -- Segurança de Escavação a céu aberto.
A atividade precisa ser monitorada com atenção especial às zonas de instabilidade: confira se há trincas ou deformações nas vias públicas ou estabelecimentos próximos.
Para afastar riscos, fique atento às precauções necessárias à escavação. Qualquer descuido pode ser fatal. Como você já sabe, uma escavação só começa depois do estudo da natureza e da resistência do solo, além da pesquisa sobre as instalações de eletricidade, água, gás, esgoto e telefone que existem na área da obra.
Só escave depois de tudo muito bem determinado. Seja grande, média ou pequena, qualquer obra precisa dos mesmos cuidados com a escavação. Seguem agora dicas importantes.
O engenheiro responsável deve inspecionar os escoramentos frequentemente. Atenção ao clima: tempestades e enxurradas são grandes inimigas das escavações, pois provocam erosões e enfraquecem o escoramento.
Para evitar problemas com a chuva, instale valetas para escorar todo o volume de água. Comunique qualquer abalo da estabilidade e reinicie o trabalho após inspeção dos elementos de proteção.
Fonte: Canal do Youtube - SESI
003 | 003 |
Postar um comentário