Prevenção Online

Maneira correta de armazenar embalagens de Agrotóxicos.

002 002
   Quando armazenados corretamente, os agrotóxicos (produtos fitossanitários) oferecem pouco risco à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

As orientações a seguir são essenciais para manter estes riscos reduzidos;


   O armazenamento correto dos agrotóxicos pode ser feito na origem (fábrica), no intermediário (comércio) e no destino final (propriedade agrícola). Este último é o que nos interessa mais de perto.

  Na Propriedade Rural, mesmo para guardar as embalagens vazias lavadas, algumas regras básicas devem ser observadas para garantir o armazenamento seguro. O depósito destina-se à guarda temporária das embalagens vazias, antes que sejam devolvidas ao fabricante.

  Os usuários/agricultores devem armazenar as embalagens nas suas propriedades temporariamente, até no máximo um ano, a partir da data de sua aquisição, obedecidas as condições citadas abaixo:


► As embalagens lavadas deverão ser armazenadas com as suas respectivas tampas e rótulos e, preferencialmente, acondicionadas na caixa de papelão original, em local coberto, ao abrigo de chuva, ventilado ou no próprio depósito das embalagens cheias;
► Nunca armazenar as embalagens, lavadas ou não, dentro de residências ou de alojamentos de pessoas ou animais;
► Nunca armazenar as embalagens junto com pessoas, animais, medicamentos, alimentos ou rações; e
► Certificar-se de que as embalagens estejam adequadamente lavadas e com o fundo perfurado, evitando assim a sua reutilização.

Observar o Tipo da Embalagem


   As embalagens flexíveis primárias (que entram em contato direto com as formulações de agrotóxicos) como: sacos ou saquinhos plásticos, de papel, metalizados ou mistos deverão ser acondicionadas em embalagens padronizadas (sacos plásticos transparentes) todas devidamente fechadas e identificadas, que deverão ser adquiridas pelos usuários nos canais de comercialização de agrotóxicos.

   As embalagens flexíveis secundárias, não contaminadas, como caixas coletivas de papelão, cartuchos de cartolina e fibrolatas, deverão ser armazenadas separadamente das embalagens contaminadas e poderão ser utilizadas para o acondicionamento das embalagens lavadas ao serem encaminhadas para as unidades de recebimento.


   As embalagens rígidas primárias (cujos produtos não utilizam água como veículo de pulverização) deverão ser acondicionadas em caixas coletivas de papelão todas devidamente fechadas e identificadas. Ao acondicionar, estas deverão estar completamente esgotadas, adequadamente tampadas e sem sinais visíveis de contaminação externa.

  Todas as embalagens não laváveis deverão ser armazenadas em local isolado, identificado com placas de advertência, ao abrigo das intempéries, com piso pavimentado, ventilado, fechado e de acesso restrito. Poderão ser armazenadas no próprio depósito das embalagens cheias, desde que devidamente identificadas e separadas das embalagens lavadas.

Como construir um Armazém


O site do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - INEP dá detalhes técnicos sobre a construção de armazém para guarda de agrotóxicos, com vistas aos comerciantes dos produtos, mas diz que algumas dicas podem ser úteis ao próprio agricultor.

Abaixo, reproduzimos algumas orientações técnicas: 

►O armazém deve ser construído de alvenaria. 
Pé direito com no mínimo 4 metros de altura, para otimizar a ventilação natural diluidora (vide croqui acima). 
Acesso ao depósito por dois lados ou mais, para o serviço de salvamento e corpo de bombeiros. 
Via de acesso adequado para carga e descarga dos veículos, com no mínimo 10 metros de largura, também para a rota de fuga em casos de acidentes. 
Telhado em boas condições: telhas de barro ou amianto, que não tenha infiltração. 
Instalações elétricas dentro de normas de segurança, com aterramento, quando necessário, com fiação embutida. 
Sistema de alarme contra incêndios. 
Escritórios, banheiros, cozinha, sala de café, devem ser construídos fora do depósito. 
Se houver escritório dentro do armazém, este deve ter pelo menos uma saída que não passe pelo depósito.

Cuidados no Armazenamento


   O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - INPEV também fornece uma relação dos cuidados que o agricultor deve ter ao acondicionar as embalagens dos agrotóxicos no Armazém, com destaque para a altura máxima das pilhas dos vários tipos de materiais.


   Mesmo no caso do armazenamento em pequenos depósitos ou da estocagem de pequenas quantidades de produtos fitossanitários nas fazendas, algumas regras básicas devem ser observadas para garantir um correto armazenamento.

São elas:

►É recomendado a construção de um compartimento isolado para o armazenamento de agrotóxicos. 
►Se os produtos forem guardados num galpão de máquinas, a área deve ser isolada com tela de proteção ou parede, e mantido fechado sob chave.
►Não fazer estoque de produtos além das quantidades para uso a curto prazo, como uma safra agrícola.
►Todos os produtos devem ser mantidos nas embalagens originais. Após uma remoção parcial do conteúdo, as embalagens devem ser novamente fechadas.
►No caso de rompimento das embalagens, estas devem receber uma sobre capa, preferencialmente de plástico transparente, com o objetivo de evitar o vazamento de produto. 
►É importante o rótulo permanecer sempre visível ao usuário.
►Não armazenar os agrotóxicos junto com alimentos ou medicamentos.
►Não armazenar embalagens abertas, danificadas ou com vazamento.
►Não armazenar agrotóxicos em local sujeito a umidade.
►As embalagens devem ser armazenadas sobre paletes para evitar o contato direto com o piso do depósito.
►As embalagens contendo produtos líquidos devem ser armazenadas com a tampa voltada para cima.
►As embalagens devem ser dispostas de tal forma que as pilhas fiquem afastadas das paredes (50 cm) e do teto (1 metro).
►As embalagens devem ser dispostas de tal forma a proporcionar melhores condições de aeração do sistema e permitir facilidade de manuseio e/ou movimentação do conjunto.
►As embalagens devem ser dispostas de tal forma, que na mesma pilha haja somente embalagens iguais e do mesmo produto.
►As embalagens de formato retangular devem ser empilhadas com apoios cruzados, o que assegura uma auto-amarração do conjunto, bem como uma maior resistência do mesmo.
►Deve ser efetuado um controle permanente das datas de validade dos produtos, para evitar o vencimento. 
►É importante aplicar um sistema de rodízio, de tal forma que a primeira mercadoria a entrar seja a primeira a sair.
►Periodicamente (2 vezes ao ano), devem ser realizadas vistorias no depósito, para checar suas condições de segurança.

   A altura máxima de empilhamento vem especificada na embalagem, Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ) ou cheque direto com o fabricante. Pode variar em função da qualidade e resistência do material utilizado na embalagem.


Tríplice Lavagem antes de armazenar


► Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
 Adicionar água limpa à embalagem até 1/4 do seu volume; Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos; Despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador. Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo; Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.


003 003

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© 2010 ~ Prevenção Online - Todos os Direitos Reservados.
Theme Designed by irsah indesigns.