002 | 002 |

O corte oxiacetilênico é um procedimento térmico para cortar aços não ligados ou de baixa liga, o procedimento se baseia na propriedade inerente dos aços de se oxidarem rapidamente em contato com o oxigênio puro, ao atingirem a temperatura de queima - aproximadamente 1200ºC.
Através da chama de aquecimento prévio do maçarico de corte, o aço é aquecido à temperatura de queima, a qual é inferior à temperatura de fusão. Após atingir essa temperatura, abre-se a válvula de oxigênio puro. O oxigênio puro sob pressão atua na região de corte provocando grande oxidação e queima do aço (o corte).
Esse retrocesso de chama prossegue para o interior do maçarico até o ponto em que as velocidades se igualarem novamente, a chama continua na câmara de mistura de forma invisível e causa um barulho estridente. Ela pode ainda prosseguir queimando-se na mangueira de acetileno e até, em alguns casos, atingir a garrafa de gás.

Ao ocorrer um retrocesso, deve-se, em primeiro lugar, fechar a válvula de acetileno, posteriormente, o oxigênio e, em seguida, resfriar o maçarico, mergulhando-o em água.
Causas do retrocesso
►velocidade muito pequena da mistura no maçarico;
► bico sem condições de uso (entupido);
► componentes do maçarico não foram bem montados e devidamente operados;
► maçarico superaquecido;
► falta de purgamento nas mangueiras;
► Toque do bico do maçarico na peça;
► Utilização de pressões inadequadas;
► Vazamento.
Válvula de segurança de anti-retrocesso e corta chama.
Toda a instalação de solda oxiacetilênica deve possuir válvulas de segurança contra retrocesso, as quais são colocadas na mangueira do acetileno.
A válvula corta chama tem a função de extinguir o retrocesso de chama, sempre que este ocorrer, o que é imprevisível. A válvula corta chama é constituída de um filtro de aço inoxidável sinterizado e de um dispositivo contra-retrocesso de gases, que formam uma barreira de proteção, dando total segurança aos seus funcionários, equipamentos e instalações. São reutilizáveis, têm grande resistência mecânica e não precisam ser rearmadas.
A válvula corta chama possui internamente uma válvula anti-retrocesso do fluxo gasoso, prevenindo o avanço do retrocesso da chama e o fluxo reverso de gases, impedindo a queima ou a mistura dos gases oxi-combustíveis dentro do regulador ou do sistema de fornecimento de gases. O dispositivo impede a propagação do fluxo de gás na direção inversa à natural do sistema e o filtro de aço inoxidável sinterizado age como uma barreira que bloqueia e apaga a chama.
Importante: Para maximizar a vida útil da válvula corta chama, purgar todas as linhas e mangueiras e reguladores antes da sua utilização. Com esta ação você irá remover todo o material solto que poderia vir a restringir o fluxo dentro do dispositivo ou ainda provocar vazamentos.
Em caso de retrocesso siga a sequencia correta:
► Fechamos a válvula de oxigênio do maçarico, cortamos o fornecimento de oxigênio;
► Fechamos a válvula de gás combustível do maçarico, Cortamos o fornecimento do gás combustível;
► Esfriamos o maçarico com água;
► Examinem visualmente todo o sistema antes de tornar a usa-lo.
Cuidados antes de iniciar operações com maçaricos.
►Inspecione o maçarico. Se apresentar vazamentos ou qualquer outro tipo de defeito comunique ao responsável pela área ou a Segurança do Trabalho, e solicite a manutenção do mesmo;
►Lavar as mãos ou trocar as luvas se estas estiverem sujas com óleo ou graxas;
►Verifique se existe material inflamável próximo ao local da operação (REMOVA-O).
►Verifique se o bico do maçarico está com aperto adequado;
►Verifique se a sede do bico está limpa;
►Utilize os E.P. I s obrigatórios para executar serviços com maçarico: (Luvas de raspa, Avental de raspa, Perneiras de raspa, Óculos de Segurança de tonalidade 5.0 e Protetor auricular).
►As garrafas devem estar posicionadas sempre na vertical e nunca devem ser roladas para transporte, sempre amaradas em carrinhos.
003 | 003 |
Postar um comentário