002 | 002 |

As construções vizinhas à obra de demolição devem ser examinadas, prévia e periodicamente, no sentido de ser preservada sua estabilidade e a integridade física de terceiros.
NR 18.5.3. - Toda demolição deve ser programada e dirigida por profissional legalmente habilitado.
Antes de se iniciar a demolição, devem ser removidos os vidros, ripados, estuques e outros elementos frágeis, devem ser fechadas todas as aberturas existentes no piso, salvo as que forem utilizadas para escoamento de materiais, ficando proibida a permanência de pessoas nos pavimentos que possam ter sua estabilidade comprometida no processo de demolição.
As escadas devem ser mantidas desimpedidas e livres para a circulação de emergência e somente serão demolidas à medida em que forem sendo retirados os materiais dos pavimentos superiores.
Objetos pesados ou volumosos devem ser removidos mediante o emprego de dispositivos mecânicos, ficando proibido o lançamento em queda livre de qualquer material.
Durante a execução de serviços de demolição, devem ser instaladas, no máximo, a 2 (dois) pavimentos abaixo do que será demolido, plataformas de retenção de entulhos, com dimensão mínima de 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros) e inclinação de 45º (quarenta e cinco graus), em todo o perímetro da obra.
Os materiais das edificações, durante a demolição e remoção, devem ser previamente umedecidos.
As paredes somente podem ser demolidas antes da estrutura, quando esta for metálica ou de concreto armado.
Riscos durante as demolição que causam acidentes
► Soterramentos de operários;► Danos em edificações vizinhas;
► Queda de pessoas;
► Poluição Sonora (ruido)
► Queda de materiais, objetos ou elementos demolidos;
► Poluição com a poeira;
► Durante movimentação dos entulhos;
► Falta de sinalização e delimitação da área;
Comunicação, ferramentas adequadas e analises de risco
► Antes da demolição deve inspecionar as ferramentas que serão utilizadas no no processo.
► Sempre realizar a APR antes de todo o procedimento de demolição.
Equipamentos de proteção individual;
Deverão ser colocados à disposição dos trabalhadores os seguintes EPI(s):
►Capacete;
►Óculos de proteção;
►Máscaras de proteção;
►Botas de biqueira de aço;
►Luvas de borracha e de proteção mecânica;
►Protetores auriculares.
Métodos de demolição mais utilizados
As demolições podem ser executadas através dos métodos seguintes:
►Demolição tradicional ou manual; A demolição manual é feita com ferramentas manuais (martelos, pás, picaretas, etc.) e ferramentas mecânicas portáteis (martelo-picador, martelo-perfurador, fragmentador, serras de corte, etc.).
►Demolição mecânica (máquinas); A demolição mecânica é feita com maquinários diversos de grande força motriz (pá carregadeiras, tratores, retro-escavadeira ou grua/guindastes, etc.).
►Demolição por implosão; Este processo é recomendável para demolição de estruturas de grande porte (prédios), utiliza uma pequena quantidade de explosivos(dinamites), as dinamites são colocadas em locais previamente escolhidos de forma a criar uma descontinuidade em certos pontos na estrutura (normalmente pilares) e detonadas em uma sequencia controlada. Assim ocorrerá, no caso de um prédio, a queda dos escombros um por cima do outro, pois a sequencia de detonação começa de baixo para cima, fazendo com que esta entre em ruína e que, através do seu próprio peso, se fragmente o mais possível ao atingir o solo durante a queda.
Por que manter a distância de uma demolição
Operário se deu mal em demolição
003 | 003 |
Postar um comentário